O dia da compra da passagem de Marrakech a Essaouira foi em si uma aventura, formos na rodoviária de ônibus e nos perdemos no caminho. Levamos algumas horas a mais pra chegar até la, mas no final deu tudo certo. Passagem comprada por 60 DIRHAMS com a empresa Supratours, o mesmo trajeto pode ser feito com a CTM. Essas passagens devem ser sempre compradas na véspera.

Ficamos no albergue Essaouira Hostel em quarto compartido por 10 Euros, muito bem localizado dentro da Medina, em uma casa lindíssima, bem limpinho nos quartos e banheiros, mas sem conservação nas áreas comuns.
O dono não aparecia há séculos e o único funcionário apesar de simpático deixava tudo rolar solto. Clientes com média de didade de 20 anos e querendo curtir a vida a doidado. Então, se quiser sossego, fique longe. A localização é o ponto forte.
Essaouira é uma cidade simpática, com muitos turistas, mas que guarda ainda o ar interiorano. A melhor pedida é sentar pra comer frutos do mar nos boxes de restaurantes na beira do porto, o prato principal é sardinha frita, mas existem pratos de culinária requintada, afinal o turismo de base é o francês.
Praia até tem, mas ninguém toma banho. Vi algumas poucas europeias de maiô e canga como se estivessem no Caribe ou Copacabana, nem ai. A população local não toma banho no mar e os turistas mais intimidados (a maioria) so aproveitam o sol e a piscina nos hotéis.
Depois de 2 dias em Essaouira era hora de continuar beirando o litoral, mas rumo ao Norte, com pra chegar em Safi, paraíso das cerâmicas e antigo território dominado pelos portugueses.
Onde dormir em Essouira ?
Essouira Hostel (sem site, ligar 0524476481 ou 0601125215 / 17 Rue Laghrissi)
Continue lendo sobre o Marrocos :
Parte 4 : Saindo da zona de conforto : de Essaouira a Safi
Parte 5 : Safi a Casablanca, fim de viagem
Parte 1 : Marrocos em versão para mochileiras
Parte 2 : Uma noite no deserto, de Marrakech a Zagora
Parte 3 : Como ir de Marrakech a Essaouira
bem-vindo em nossas viagens para Marrocos para descobrir os melhores destaques do Sul de Marrocos: as belas montanhas do Atlas, oásis coberto com exuberantes palmeiras, Kasbahs séculos de idade, aldeias berberes adobe, uma paisagem selvagem de desfiladeiros profundos, e o deserto do Saara com suas dunas de areia Mas info : http://www.MaroccoEscursioni.com