
Menos de 30 minutos me separavam do ponto de pernoite no topo do Iztaccihuatl, a terceira montanha mais alta do México (5.225 m). Tempo que pareceu uma eternidade depois de 5h caminhando em ar rarefeito. O corpo pesava uma tonelada e cada passo parecia corresponder a uma maratona. O objetivo era chegar até o mirante de observação do Popocatépetl (5452 m) vulcão ativo desde 1994 e localizado a 55 km da Cidade do México bem na divisa com a cidadezinha de Puebla.
O roteiro fazia parte da minha viagem do centro ao sul do México, de ônibus. A saida foi às 9:00 da rodoviaria Tapo em México City rumo a Amecameca de Juarez pela empresa Volcanes – 1h30 de viagem e 25 pesos mexicanos. Chegando ai a vista é impressionante, a cidadezinha desbravada pelos Aztecas fica aos pés da cadeia montanhosa La Sierra Nevada que abriga os pontos mais altos do México, entre eles os vulcões Itza/Popo.

A cidade teve forte influência da igreja católica nos movimentos de catequização e foi uma das bases do exército Zapatista no século 19. Fora o turismo de aventura que agita a cidade com montanhistas do mundo inteiro, Amecameca é uma cidade dormitório onde o povo vai e volta todo dia por trabalhar na capital.
A parte da tarde serviu pra conhecer a cidade, visitar o mercado e acertar com a agência o passeio de 2 dias e 1 noite pra subir o Itza. Cobraram 320 US$ por pessoa em um grupo de 3 pessoas. Achei meio salgado o preço, mas forneciam todo o material incluindo roupas de montanha, saco de dormir, a taxa do parque (25 pesos por dia) e o traslado até Puebla na saida do trekking. A comida era por fora, tivemos que fazer umas compras de macarrão instantâneo e chocolates pra levar. O guia so leva o café da manhã.
De manha deixamos as bagagens na casa do guia e pegamos o essencial (10 kg no maximo). Fizemos uma parte do trajeto de carro até La Joya ( 3.850m). Existe a opção de dormir ai pra sair bem cedo do albergue Altzomoni (20 pesos). Como tinhamos tempo e a subida até o primeiro refugio em tese não é muito longa seguimos adiante, agora a pé. Tavez seja bom ficar no albergue uma noite para ir se adaptando a altitude.
Começamos a subir pela rota “Las Rodillas por Los Pies“, era setembro e apesar de não ter muita neve o tempo no meio do caminho foi nebuloso e garoava por causa das nuvens. Depois de 5h de marcha lenta chegamos finalmente ao Refugio Grupo de los Cien – 4.780 m onde passariamos a noite.

A noite foi longa, anoiteceu cedo e amanheceu tarde, quase 15h de escuridão. Senti bastante o efento da altitude com dor de cabeça e não consegui comer.
No dia seguinte, o programa inclui a subida até o ponto mais alto a 5.230 m, os 500 m mais dificeis de todos. Depois a descida é pelo mesmo caminho, em torno de 4h. Quando chegamos o motorista estava com o carro, nossas bagagens e nos levou até Puebla (125 km, 2h de viagem).
Fim de expedição, algumas sequelas no corpo, mas uma vez mais a sensação gratificante de ter ido ver de perto mais uma das maravilhas naturais do planeta.
Roteiro : subida de Iztaccihuatl / México | |
Dia 1 | 8:00 Amecameca – La Joya ( 3.850m) de carro |
---|---|
9:00 La Joya – Refugio de los Cien (4.780m) / 5h-6h subida | |
Dia 2 | 6:00 saida ao cume (5.230m) / 4h de subida |
12:00 cume – La Joya / 6h de descida – Puebla / 2h de carro | |
Riscos : Acima de 3.000 m, com exercicios intensos, hà risco de mal de altura, edema pulmonar ou cerebral. A subida exige um certo preparo fisico. | |
Informações :Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan 01-(597)-978-3830, 01-(597) 978-3829 iztapopo@conanp.gob.mx |
Olá!
Faz tempo que você postou, mas tomara que você leia esta mensagem! 🙂
Parabéns por este post! Foi o único que encontrei com informações realmente úteis sobre o Itza!
Qual o nome da agência que você fechou a subida?
Obrigado!
Olá Rafael,
Eu leio todos os comentários!
Olha não lembro mais o nome da agência, mas lá em Puebla tem inúmeras agências que fazem.
Obrigado, Nivea!!
Visual fantástico!! É 320 por pessoa ou para o grupo com 3? Se for por pessoa, achei caro também.
Oi, Nivea!
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia
Olá, obrigada ! Vou lá ver.