Outro dia me perguntei o porquê de nunca ter escrito sobre o pequeno museu Dica Frazão, em Santarém. É uma preciosidade e imperdível pra quem gosta de moda, artes plásticas e tem interesse na valorização da nossa cultura.
Minha visita foi feita em 2019, quando a gente nem sonhava que ia ter que ficar tanto tempo sem poder viajar. Foi minha última grande viagem pelo Brasil.
Lembro que fiquei ao mesmo tempo impressionada e envergonhada. Eu não conhecia esta que foi uma das maiores estilistas brasileiras até começar a pesquisar sobre Santarém e Alter do Chão nos meus preparativos pré-viagem. Eu simplesmente tinha que passar por lá e foi o que fiz.

Nascida Raimunda Rodrigues Frazão, Dona Dica fazia alta costura usando material amazônico como fibras, palha de buriti, sementes, raízes e cascas de árvores. Fez peças para o Papa João Paulo II, pra rainha da Bélgica e para o Presidente Juscelino Kubitschek. Ficou conhecida internacionalmente e sua obra tem valor inestimável pra cultura paraense.

Faleceu em 2017, aos 96 anos, mas antes fazia questão de receber os visitantes pessoalmente no seu ateliê, a casa onde morou por décadas. Virou museu em 1999 e é um ponto de referência na riqueza cultural de Santarém.

Já era próximo de meio dia e eu tive dificuldade de achar a rua no centro de Santarém. Depois de rodar um tempo sob o céu escaldante da cidade, consegui chegar na casa, situada na Rua Wilson Dias da Fonseca, n° 281. Só tinha eu na visita.
Atualmente é a filha Helena quem faz as honras da casa. Ela voltou do Rio de Janeiro, onde morava, pra cuidar do legado da mãe. Uma tarefa solitária e que não conta com ajuda financeira do poder público. Helena me guiou pela casa, explicou as obras e mostrou o quintal com a arara que era da sua mãe.

Fiquei um tempinho admirando os vestidos e comprei umas lembrancinhas pra ajudar na manutenção do museu. Foi uma visita que valeu muito a pena.

Então, quando vocês forem curtir as lindas praias de Alter do Chão, reserve um tempo pra visitar o centro histórico de Santarém e passe no Museu Dica Frazão. A nossa visita é uma forma de incentivo. A cultura agradece!
