O Carnaval de Olinda não existe sem os bonecos gigantes, ícones da festa. Quem não teve ainda a sorte de estar na cidade no período de uma apresentação pode ver os bonecos na Embaixada dos Bonecos Gigantes, que não fica em Olinda, mas na Rua Bom Jesus, em Recife. É uma maneira interessante de tirar umas fotos e ter uma noção do tamanho da brincadeira.
A tradição surgiu na década de 30, com o primeiro bonecão – o Homem da Meia-Noite, mas no museu a gente vê que atualmente é a irreverência que conta. Tem Che Guevara, Chacrinha, Pelé, e a euforia coletiva – Joaquim Barbosa.
Os bonecos são moldados em argila a partir da foto da personalidade, depois feito em fibra de vidro pra ficar mais leve. A altura média é de 3,50 m contando com as pernas de pano e peso de 17 kg.
Na parte da cintura fica o almofadado pro cidadão botar a cabeça e na parte da calça um abertura pra dar visão. A partir daí é desfilar por mais de 1h nas ladeiras de Olinda, sob o sol do nordeste. É muita disposição.
A entrada custa 5 R$ e um representante conta a história de como são feitos e da instituição. Além dos 40 bonecos, também tem à disposição adereços de fantasias pra brincar de tirar foto. É uma visita rápida, mas interessante por tudo que essa manifestação cultural representa pra região.
Esse é o resultado no Carnaval de Olinda :

Embaixada dos Bonecos Gigante de Olinda
Rua Bom Jesus, 183 Recife Antigo (bem pertinho do Marco Zero)
Entrada, conferir aqui o valor atualizado: www.bonecosgigantesdeolinda.com.br
Aberto todos os dias das 08:00h às 18:00h
Oi, Nivea. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista