Home / Hotéis & Pousadas / Atahualpa Hospedaje, opção econômica (de verdade) em Lima

Atahualpa Hospedaje, opção econômica (de verdade) em Lima

Decidi só fazer resenha de hospedagem quando tiver alguma dica realmente boa e isso acabou de acontecer na minha última viagem, em Lima, Peru. Quando comecei a pesquisa de viagem me dei conta de que os hotéis em Lima são bem caros, principalmente os que ficam ali próximos ao Shopping Larcomar. Então me lancei nas buscas pelo Booking pra ver o que tinha mais em conta. Acabei reservando a Atahualpa Hospedaje e vou contar aqui o porquê de ter achado uma excelente opção.

A Atahualpa hospedaje, em Miraflores, foi o melhor custo benefício da minha viagem

 

Quando viajo, meu perfil de hotel/hostel preferido são os empreendimentos familiares, de preferência quando os donos moram no local. Tanto aqui no Brasil quanto no exterior, é nessas pousadas onde me sinto mais em segurança e onde o contato com o país ou cidade se faz de forma mais gratificante. Além, é claro, de aliviar o bolso!

A Atahualpa Hospedaje é desse tipo. O proprietário Christian mora ali e cuida de tudo pessoalmente. Quando achei a pousada no Booking confesso que fiquei com pé atrás pelo preço. Só achava hotel em torno de 70/100 USD a diária no quarto privativo e me deparei coma Atahualpa por 25 USD. Quarto com banheiro privativo e café da manhã. Sério! Parti então pra minha missão cyberdetetive pra entender os motivos do preço baixo.

A hospedagem fica em Miraflores, próximo da Huaca Pucllana. Aqui é uma das salas da área comum com água filtrada à disposição. A decoração (os gatinhos dando tchau estão em toda parte) é meio asiática por causa da família proprietária

Os pontos positivos

Quando encontro algo muito barato eu tento identificar qual o defeito e se ele é importante ou não pra mim. A casa era econômica, com ótimas referências na Internet, ninguém reclamando de sujeira e elogiando muito o proprietário. Eu acabei fechando com ele diretamente pelo e-mail e não pelo Booking. Um ponto super positivo pra mim é quando o hotel responde rápido e o Christian sempre se mostrou muito acessível, por e-mail e pelo Face respondia muito rápido.

Essas janelas não lembram algo do Japão? Existe uma colônia imensa de japoneses em Lima e a família proprietária é uma delas.

 

Quando cheguei pela noite ele estava lá pra me recepcionar. Encontrei um excelente quarto, com banheiro novo, Internet, TV e tudo muito limpo. A pousada é em uma vila com algumas casas residenciais. A decoração tem um toque de Japão pela descendência da família e aparentemente o principal público é também asiático. A região é ótima, residencial, bonita e tem um supermercado e restaurantes por perto.

O melhor é que dá pra ir andando até a Huaca Pucllana, 5 minutos de caminhada a pé. Sinceramente, passei quatro ótimos dias ali. Eu ficava o dia na rua e não vi outras pessoas na casa. O que foi ótimo pelo silêncio e boa noite de sono. Apesar da rua ser bem movimentada e o trânsito de Lima ser caótico a casa é recuada na vila e o barulho não incomoda.

As desvantagens, tem?

 

Claro que tem os pontos negativos, mas como eu disse antes procuro avaliar se pra mim eles são importantes ou não. A hospedagem é obviamente na Calle Atahualpa e se você jogar no Google vai ver que fica um pouco distante do burburinho do Larcomar e da famosinha Av. Larco. Eu voltei andando do Shopping um dia e levei uns 40 minutos caminhando. Eu gosto de caminhar e ‘ver as modinhas’ então pra mim isso não é um problema. Obviamente dá pra pegar um Uber ou Taxi (Veja o post Como é andar de Uber no Peru).

Outro ponto negativo é que não tem calefação e no quarto fez um pouco de frio de noite. Eles me deram outro cobertor e foi resolvido. Caso vá no inverno pergunte se tem calefação elétrica. Algumas pousadas disponibilizam o aparelho quando não têm calefação central. Fora isso não tenho mais nada a dizer como ponto negativo.

Brasileiros reclamando do café da manhã? Aprendi a ignorar

No alto da minha experiência de viajante aprendi a ignorar as críticas online de brasileiros sobre o café da manhã nos hostels, principalmente em viagens pela América Latina. Somos ‘mal-acostumados’ porque aqui no Brasil até as pousadas mais simples oferecem um mini banquete de café da manhã. Lá fora não é bem assim. A fartura só existe em hotéis mais caros ou os de redes internacionais.

Café da manhã é simples, como de costume nos hostels da América Latina

O café da manhã na Atahualpa é simples, mas eficiente. Fome você não vai passar. É um pratão de ovo mexido com presunto, torrada de pão de forma e chá ou café. Este último era curiosamente uma essência pra botar na água fervente. Ou seja, nosso famoso chá-fé. Pra uma pessoa viciada em café, tipo eu, pode ser fatal, mas nada que um Starbucks não resolva mais tarde (são muitos espalhados por Lima).

Então, antes de criticar o café da manhã, pare e pense se isso não é falta de compreensão com as diferenças culturais.

Atahualpa Hospedaje
Calle Atahualpa, Hospedagem econômica em Lima
Endereço: Calle Atahualpa 646 – C Miraflores
Contato no Facebook: https://web.facebook.com/atahualpainnhouse ou com o proprietário Christian: https://web.facebook.com/cuezu
No Booking: Atahualpa Hospedaje

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

One comment

  1. Avatar

    Que legal Nivea! Obrigada pelas dicas! Gostei muito da sua resenha sobre a casa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *