A caminhada pelo Rio dos Couros é um dos passeios possíveis na Chapada dos Veadeiros, leva o dia inteiro, e eu classifiquei como imperdível.
Você vai ver as Cataratas dos Couros e se for o período das cheias (no verão, como eu fui) com certeza vai sofrer uma catarse ao se deparar com aquela tsunami em forma de cascata. E não é brincadeira gente, é realmente impressionante. Acho que só em Foz do Iguaçu na Garganta do Diabo eu tinha visto aquela quantidade de água diante dos meus olhos.
Esse passeio precisa de carro e como eu estava sem dependi da gentileza dos outros integrantes que tinham contratado o passeio para o mesmo dia com a pousada. A saída foi cedinho porque teríamos 50 km de estrada (a partir de Alto Paraíso) para até chegar no ponto de partida da trilha.
Essa caminhada é bem particular porque ela pode ser de fácil a difícil, depende de até onde você chega. Nós fomos beirando a margem do Rio dos Couros e o nível de dificuldade vai aumentando a medida que você avança. Ao todo são três etapas e quem ficar cansado pode parar no meio, pois o grupo tem que voltar pelo mesmo caminho.
Precisa de guia? Não é obrigatório, mas tomar banho na corredeira é meio perigoso. Todo mundo no grupo concordou que se o guia não estivesse ali e ensinasse onde poderia entrar não teriam entrado. Alguns pontos é mais tranquilo de entrar, mas não se deve ir muito longe sem conhecer a área. No melhor ponto de banho, onde tem uma pequena praia a força da água é muito forte e logo em frente tem um abismo de algumas dezenas de metros. Como ninguém aqui quer brincar de pica pau descendo de barril as cataratas do Niágara acho que é sim legal contar com um guia.
Preço? Não precisa pagar nada, pois a área é de acesso livre (por enquanto, pois querem transformar em parque). O gasto portanto vai depender da sua negociação com o guia, isso se for com guia e se estiver de carro. Toda pousada em Alto Paraíso pode organizar ou indicar alguém. O importante é não deixar de ver mais essa maravilha nacional.
Olá Daniela,
Sem carro é melhor ir pra São Jorge. Dá pra ir a pé pro parque. Esse passeio aqui é pro lado de Alto Paraíso
Reservei com as pousadas. É só falar que está sem carro e vão te colocar em um grupo se tiver.
Boa viagem!
Nivea,
em outro post vc disse que reservou as coisas com a pousada, mas esse passeio você teve que depender da galera? a pousada entao não fez reserva e te encaixou em passeios? eles nn tem suporte de guia e carro p levar a galera? pensei em entrar em contato mas desanimei agora :/ vou alone e queria deixar essas coisas cerrtas para não correr risco de ficar la igual barata tonta dependendo dos outros :/ da um help ai
É impressionante como somos insignificantes perto de um lugar como esse. A força bruta dessa Cachoeira é incomparável e sem dúvidas uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros que não podem faltar em nenhum roteiro. Meu conselho como o seu é sempre contratarem guias em função dos inúmeros riscos que lugares como esse oferecem. Com guias locais os riscos são minimizados e a atração aproveitada com segurança e respeito a natureza. Parabéns pelas fotos e pelo post. abs
Olá Nivea!!!
Estamos planejando nossa viagem para o Veadeiros em Julho, vimos em vários sites e dicas de que esta época será de seca, como tem experiência no local, poderia me dizer se realmente compensa ir em julho ou se vamos perder muitas atrações, cachoeiras.. etc?
Grande abraço!
Olá Nivea, impressionante esse lugar. Já fui muitas vezes ao Brasil, mas ainda não tive oportunidade de visitar a Chapada dos Veadeiros. Mais um motivo para o fazer em breve. Obrigado.
Abraço desde Portugal
Oi, Nivea. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Boia – Natalie