Home / Brasil / Goiás / Chapada dos Veadeiros : cachoeira do abismo e janela

Chapada dos Veadeiros : cachoeira do abismo e janela

Se tinha uma caminhada que eu havia excluído do meu roteiro na Chapada dos Veadeiros era a da cachoeira do abismo e janela. Isso porque depois de velha comecei a ter um pouco de vertigem e tinha lido que esse passeio não era indicado. Eu (que fui sozinha e sem carro) fui de manhã na agência da rua ver se tinham algum grupo saindo pra algum lugar, o que me ajudaria a reduzir os custos. Foi na lata, tinha sim. Adivinha pra onde ? Janela e abismo. Mais uma vez ia me meter onde não devia.

1-chapada dos veadeiros2

A diária do guia é 100 Reais. Não inclui o transporte, ou seja, éramos 13 e eu tive que contar com a solidariedade do pessoal do grupo que me deu uma carona. Um trajeto de uns 10 minutos carro até o início da trilha, mas que faz uma enorme diferença na volta. Vocês vão saber o porquê.

Caminhamos em torno de 2h parando pra fotos e explicações do guia sobre as plantas da região. No meio do caminho, chegamos na casinha pra pagar a taxa de entrada de 10 Reais, assinar o livro e tomar um café. Essa trilha não está dentro do parque, é propriedade privada, como a maioria dos atrativos da Chapada dos Veadeiros. Na entrada, o responsável preservou um acampamento garimpeiro por motivo de registro fotográfico pelos visitantes. A pedra filosofal aí abaixo é no mirante onde supostamente descem discos voadores.

1-chapada dos veadeiros
A área é um antigo garimpo, propriedade privada e fora da área do parque. Entrada : 10 Reais.

Até aqui o caminho era basicamente plano, tendendo para descidas. Depois teve uma descida mais pesada até a cachoeira do abismo. Banho, relax.

A cachoeira do abismo só existe no período das chuvas
A cachoeira do abismo só existe no período das chuvas

Até ali eu já estava classificando como a caminhada mais tranquila de todos os tempos. Só não o fiz porque não tinha terminado. Faltava a tal janela. Quem quiser algo mais tranquilo pode voltar desse ponto, pois a sequência é pauleira. O guia disse que é a pior trilha da Chapada dos Veadeiros porque é descida e subida nas pedras e com muito desnível. É ruim pra quem tem problema no joelho nas descidas e péssimo pra quem, como eu, tem um coração que teima em acelerar.

trilha da janela - chapada dos veadeiros

Segui no meu ritmo, forçando um pouco pra não ficar longe do grupo. O interessante é que em nenhum momento da trilha classificaria de problemático pra quem tem medo de altura. Não se passa em beira de abismo, por exemplo, apesar do nome.

Na chegada o visual é este aqui :

saltos vista da janela - chapada dos veadeiros
A trilha da janela permite ver de frente os saltos do Rio Preto, cartão postal do parque da Chapada dos Veadeiros.

A volta é pelo mesmo caminho, mas alguns guias comentaram que pode fazer uma outra trilha pra sair ou chegar (um pouco mais curta, mas com mais desnível). Enfim, voltei pelo mesmo lugar e tudo que desce sobe e tudo que sobe desce. Não dá pra negar que foi mais fácil, mas aquela parte lá do início, lembra ? Que foi super fácil porque tendia a descidas. Nesse ponto o cansaço pega de jeito. Por isso é bom chegar no final da trilha e ter o carro pra pegar a estradinha de terra até a pousada.

Cachoeira do Abismo e Janela

Minha classificação : trilha fácil até a cachoeira do abismo e difícil até a janela

Guia : 20 Reais (consegui me enfiar em um grupo). Adiária do guia é R$ 100.

Entrada : 10 Reais

Fiz com a operadora Segredo, mas todo guia da cidade sabe fazer

Nota : essa trilha só é feita no período de chuva (novembro a abril)

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

9 comments

  1. Avatar

    foi 100 reais o grupo todo ou 100 cada?

  2. Avatar

    Conheço a cachoeira, fui uma vez de bicicleta. É linda e a vista do abismo de lá também é linda. Ainda pretendo voltar pra conhecer a janela.

  3. Avatar

    Nívea, estou encantada com a riquezas de detalhes nos post, vc norteou meu roteiro. Sônia dúvida, quantos km de trilha???
    Obrigada!! 😘

  4. Avatar

    Vc saiu de qual cidade? São Jorge ?

  5. Avatar
    Helio Almeida

    Nívea parabéns pelo post! Sou apaixonado por essa região, moro em Brasília e vou em média 2 vezes por mês para Chapada. Me identifiquei bastante com o seu relato do passeio, pois esse é um dos meus preferidos. Sempre fico na espera das chuvas para poder ir pra Janela e Abismo =)

    Um Abraço,

    Helio Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *