Home / Brasil / Goiás / Chapada dos Veadeiros : trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas

Chapada dos Veadeiros : trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas

 E lá vou eu pra mais um dia de Chapada dos Veadeiros sem carro. Hoje é a vez de entrar propriamente no parque, já que a maior parte dos atrativos está fora dele, em áreas privadas. São três opções de trilha pra conhecer o parque nacional. Por ordem de popularidade : Trilha dos Saltos, trilha dos Cânions e a travessia Sete Quedas (esta última dura três dias e só dá pra fazer no período da seca (maio – outubro). Eu decidi não fazer a trilha dos saltos, pois já tinha visto a queda de frente na trilha da janela. Veja o relato aqui. Parti então pra segunda opção – a dos cânions. 

canion I - chapada dos veadeiros3

Saí da pousada por volta de 9:00 a pé. A entrada do parque fica a 800 m da cidade de São Jorge, e essa é a grande vantagem de se hospedar por lá. Desde 2012, não é mais obrigatório entrar com guia no parque da Chapada dos Veadeiros, ou seja, todo mundo entra sozinho pra não pagar os R$ 100 da diária. A entrada no parque é gratuita e quem vai sem guia tem que assistir a um vídeo institucional com recomendações de segurança.

flores cerrado
Muitas flores na trilha dos cânions

Havia um fluxo grande de turistas, mas ninguém queria guia, então eu paguei sozinha. A opção de fazer a trilha por conta própria já havia sido descartada. Afinal, eu vi o filme 127h … cânions, meu braço … não né ?  A trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas tem 10 km (ida e volta) e eu achei fácil porque não tem muito desnível. É só resistência pra enfrentar o sol e a caminhada que é longa.  A trilha é sinalizada com setas vermelhas e amarelas, mesmo que um tanto quanto toscas e invasivas na paisagem, não dá pra negar que facilitou bastante pra quem vai sozinho.

setas parque chapada dos veadeiros
Gente, quem deu a ideia de pintar as setas nas PEDRAS do parque ? Facilitou o caminho, mas de uma forma “tosca” e bem invasiva.

É preciso tomar cuidado com as trombas d’água na época da cheia. Os cânions são particularmente perigosos porque a água entra por um lado que pode isolar os visitantes de surpresa.

canion I - chapada dos veadeiros 2

Depois de 1h30 de caminhada chegamos nos Cânions I (o II está fechado por causa da reprodução do pato mergulhador). Dá pra descer e tomar banho no Rio Preto.

canion I - chapada dos veadeiros

Não sei se era o calor, mas acho que foi uma das águas mais gostosas que já pulei, ah e bebi também. A espuma orgânica que se forma dizem que faz bem pra pele (não é poluição). A água é puríssima. 

cachoeira das cariocas - chapada dos veadeiros
Cachoeira das Cariocas é uma trilha suplementar à dos cânions, e vale a pena. Na época da cheia é ainda mais bonita

Em seguida, a parte com maior desnível pra descer até a Cachoeira das Cariocas. Depois de mais um banho, hora de fazer o longo caminho de volta até São Jorge. Saldo final : 6h de passeio e paisagens incríveis do cerrado.

 Trilha dos Cânions  – Chapada dos Veadeiros

Como chegar : a pé da sua pousada em São Jorge (800 m + ou -)

Minha classificação : fácil a moderada

10 km – 3h de caminhada efetiva ida e volta – pouco desnível

Custo : gratuito (o guia é opcional, diária de R$ 100 – esse valor é dividido pelo grupo)

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

One comment

  1. Avatar

    Oi, Nivea. Tubo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *