Home / Bolívia / Cholitas en furia : a luta livre de mulheres em La Paz

Cholitas en furia : a luta livre de mulheres em La Paz

Antes de viajar eu já sabia da existência desse novo “atrativo turístico” digamos assim de La Paz, na Bolívia. Só não sabia o dia e se eu ia realmente ver, mas passeando pelas ruas da cidade uma chola me abordou. Elas fazem isso todo domingo procurando gente pra encher o ginásio Coliseo de El Alto onde fica o ringue, situado a nada menos que a 3.900 m de altitude. Resolvi dar uma conferida.

A luta livre é encenada, no estilo telecath
A luta livre é encenada, no estilo telecath

São as próprias cholas que organizam tudo. É algo entre mulheres, os homens fazem apenas uma participação especial, o show de abertura, até a chegada do ápice – a luta entre as estilosas cholas.

luta livre de cholas

À primeira vista parece programa sensacionalista pra gringo ver, mas até que não. A luta livre de cholas, somente aos domingos, atrai centenas de bolivianos em busca de diversão, no bairro El Alto, uma comunidade carente de La Paz. Vale lembrar que a luta é encenada na maior parte do tempo, no estilo telecatch, inclusive com personagens que acabam virando ícones como “la Reyna”.

luta livre cholas

Uma vez comprado o tour, você embarca às 16:00 num ônibus em direção ao ginásio, acompanhado por um guia bilíngue (inglês e espanhol) e uma chola que durante a viagem dão uma aula sobre o significado da vestimenta das cholas e sobre a luta em si.

luta cholas

O projeto, segundo eles, foi criado pra valorizar a força da mulher, aumentar a auto-estima e a conscientização contra a violência doméstica, uma realidade triste não somente na Bolívia. Faz parte do programa de treinamento, aulas de defesa pessoal para meninas adolescentes.

luta cholas

A função social do projeto obviamente fica em segundo plano durante o espetáculo. O que o povo quer ver é o festival de puxadas de trança e calcinhas de chola à mostra.

luta de cholas

A luta pode ser encenada, mas a voadora é verdadeira. Algumas se machucam de verdade.

luta de chola

Cholitas Wrestling – luta livre de cholas

No final os turistas podem subir no ringue pra tirar fotos
No final os turistas podem subir no ringue pra tirar fotos

Onde : Ginásio Coliseo de El Alto, bairro a 30 minutos do centro de La Paz

Como ir : comprar um tour em qualquer agência de La Paz

Quanto custa : 80 bolivianos e inclui o transporte ida e volta até o ginásio no bairro El Alto, lanche (café, chá, pipoca e refrigerante) e cadeira especial próxima ao ringue.

Quando : todo domingo, saída às 16:00 e volta por volta de 20:00. 

 

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *