Antes de viajar eu já sabia da existência desse novo “atrativo turístico” digamos assim de La Paz, na Bolívia. Só não sabia o dia e se eu ia realmente ver, mas passeando pelas ruas da cidade uma chola me abordou. Elas fazem isso todo domingo procurando gente pra encher o ginásio Coliseo de El Alto onde fica o ringue, situado a nada menos que a 3.900 m de altitude. Resolvi dar uma conferida.
São as próprias cholas que organizam tudo. É algo entre mulheres, os homens fazem apenas uma participação especial, o show de abertura, até a chegada do ápice – a luta entre as estilosas cholas.
À primeira vista parece programa sensacionalista pra gringo ver, mas até que não. A luta livre de cholas, somente aos domingos, atrai centenas de bolivianos em busca de diversão, no bairro El Alto, uma comunidade carente de La Paz. Vale lembrar que a luta é encenada na maior parte do tempo, no estilo telecatch, inclusive com personagens que acabam virando ícones como “la Reyna”.
Uma vez comprado o tour, você embarca às 16:00 num ônibus em direção ao ginásio, acompanhado por um guia bilíngue (inglês e espanhol) e uma chola que durante a viagem dão uma aula sobre o significado da vestimenta das cholas e sobre a luta em si.
O projeto, segundo eles, foi criado pra valorizar a força da mulher, aumentar a auto-estima e a conscientização contra a violência doméstica, uma realidade triste não somente na Bolívia. Faz parte do programa de treinamento, aulas de defesa pessoal para meninas adolescentes.
A função social do projeto obviamente fica em segundo plano durante o espetáculo. O que o povo quer ver é o festival de puxadas de trança e calcinhas de chola à mostra.
A luta pode ser encenada, mas a voadora é verdadeira. Algumas se machucam de verdade.
Cholitas Wrestling – luta livre de cholas

Onde : Ginásio Coliseo de El Alto, bairro a 30 minutos do centro de La Paz
Como ir : comprar um tour em qualquer agência de La Paz
Quanto custa : 80 bolivianos e inclui o transporte ida e volta até o ginásio no bairro El Alto, lanche (café, chá, pipoca e refrigerante) e cadeira especial próxima ao ringue.
Quando : todo domingo, saída às 16:00 e volta por volta de 20:00.