Home / Brasil / Rio de Janeiro / Barra de Guaratiba: como é o restaurante da Tia Penha

Barra de Guaratiba: como é o restaurante da Tia Penha

A Barra de Guaratiba é um bairro bucólico que fica a 50 km do centro do Rio e tem a fama entre cariocas de ser um pólo gastronômico de frutos do mar.  São os restaurantes das “tias” – Tia Joana, Tia Palmira e por aí vai. Eu que passei a infância e adolescência por ali resolvi dar um mergulho no passado e almoçar na Tia Penha.

moqueca barra de guaratiba

 Os restaurantes das tias começaram a despontar nos anos 80 e eram bem rústicos, praticamente o quintal da casa dos pescadores. Hoje atraem gente de longe. Muita coisa mudou, mas a comida que é importante continua de ótima qualidade.

restaurante tia penha barra de guaratiba

O que está diferente ? Bom, o preço subiu na mesma proporção que a fama e as porções não são mais aquelas de comer e levar a quentinha com a sobra pra casa. Fizemos um tour de camarão. Pastel de camarão (3,30 REAIS a unidade), moqueca de camarão (78 REAIS) e um bobó de camarão (58 REAIS). Cada porção serve duas pessoas e vem acompanhado de arroz e farofa amarela.

pastel barra de guaratiba

Aqui não se economiza nos camarões, são bem graúdos. Ponto positivo. Admiradora de pimenta, minha crítica é que poderia ter uma da casa daquelas em conserva em vez da industrializada.

tia penha restaurante

Como a viagem é longa, o bom é aproveitar pra antes ou depois do almoço curtir a praia do Grumari, comprar plantas nos hortos ou visitar o Sítio Burle Marx.

grumari e prainha
O Grumari e Prainha são paradas clássicas antes ou depois do almoço

 

Serviço :

Restaurante da Tia Penha. Estrada Roberto Burle Marx ou Estrada da Barra de Guaratiba, 10.815 –  Barra de Guaratiba. Abre de terça a domingo somente pra almoço.

Sítio Burle Marx (visitas devem ser agendadas). Estrada da Barra de Guaratiba, 2019 – Barra de Guaratiba.
Tel./ Fax: (021) 410-1412 / 410-1171

 

Curiosidade : 

Lembra do Sítio do Pica Pau Amarelo da Globo ? Digo a versão que foi ao ar nos anos 80. Ele realmente existia, ficava na Barra de Guaratiba na época que não tinha Projac. O sítio que servia de locação pras aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília era de verdade com galinha, porco e tudo o que tinha direito e eu mesma fui lá em excursão de colégio no jardim de infância. Fazendo uma busca sobre Guaratiba achei o blog Amo Barra de Guaratiba. E não é que de tanto serem questionados sobre a série infantil, acabaram indo procurar e acharam ? Algumas fotos do que restou do sítio e uma matéria sobre o assunto aqui

 

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *