Home / Brasil / São Paulo / Farol Santander (ex-torre do Banespa) é uma visita imperdível em São Paulo

Farol Santander (ex-torre do Banespa) é uma visita imperdível em São Paulo

Post Atualizado em 2018.

Aproveitei minha ida a São Paulo pra fazer um pouco de turismo e a primeira opção foi ver a cidade do alto de um cartão postal – a Torre do Banespa (Atual Farol Santander). Depois disso posso dizer que esse é realmente um passeio imperdível pra quem quer começar a entender a capital financeira do Brasil.

torre do banespa (14)

O prédio levou oito anos pra ser construído e foi inaugurado em 1947, no pós-guerra, quando a cidade fervilhava com o crescimento econômico e a chegada de imigrantes. Com a privatização do Banco do Estado de São Paulo – o Banespa, em 2000, o edifício passou pras mãos do Santander (por isso agora se chama Farol Santander).

Negociações à parte, a réplica do Empire State em Sampa sempre será o Banespão e é uma pena que esteja nas mãos da iniciativa privada, deveria ser patrimônio da cidade.

torre do banespa (23)
O tempo lá em cima é curto (5 minutos), mas dá pra fazer alguns closes de São Paulo

São 161 metros de altura e 35 andares que culminam com a grande atração – a torre que carrega a bandeira de São Paulo e permite uma vista incrível de 360º da cidade.

torre do banespa (11)
O trânsito intenso, marca registrada de São Paulo

A visita é feita em etapas e agora é cobrada, podendo agendar e comprar o ingresso pela Internet.

torre do banespa (16)

Nos panfletos da visita não recomendam pra quem tem medo de altura ou sofre de vertigem. Eu tenho medo de altura, mas a visita foi super tranquila, o único ponto aberto é a torre e não existe nenhum perigo. Aliás, o único perigo que vi foram as manobras dos helicópteros que fazem o vôo panorâmico e dão uma “paradinha” em frente a torre.

torre do banespa (20)
O vôo panorâmico de helicóptero chega pertinho da torre, tenso.

Serviço:

Atualmente custa R$ 10 a entrada (quando fui era gratuito). As informações atualizadas você encontra aqui: https://www.farolsantander.com.br/#/planeje-sua-visita. O endereço é Rua João Brícola, 24 – Sé.

Como chegar ?

Uma vez na Estação República do Metrô, basta lembrar da esquina mais famosa de São Paulo. Quando a Avenida Ipiranga cruza a São João já dá pra ver a torre de um ângulo extraordinário

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *