Home / Hotéis & Pousadas / Meu guia opinativo de hotéis no Rio de Janeiro

Meu guia opinativo de hotéis no Rio de Janeiro

praia de copacabana - nivea atallah

 Essa vista vale tanto quanto pedem ?

Rio de Janeiro, patrimônio da humanidade, cidade maravilhosa, porta de entrada do turismo brasileiro. O panorama seria lindo, se não fosse trágico. O que é a hotelaria carioca ? Em vez de honras e pompas, os turistas geralmente encontram preços exorbitantes, infra-estrutura que vai do ruim ao péssimo e serviços de qualidade totalmente discutível. Chegou a hora de fazer minha resenha crítica depois de três anos avaliando as melhores opções pra um publico que leva a sério a relação custo/benefício – o turista francês.

O miniguia opinativo dos hotéis do Rio de Janeiro é baseado no retorno dos clientes e das minhas visitas a esses hotéis. Vou dar ênfase às boas opções em vez de me limitar às catástrofes (que são muitas) e a lista vai ser alimentada constantemente.

 

COPACABANA

 Turista que vem pela primeira vez quer ficar em Copacabana, tudo bem. Quais as opções aqui ?

Copacabana Palace Pra mim, unica opção realmente de luxo em Copa. Quem pode pagar diarias de 1.000 REAIS , claro é a melhor pedida. Atenção que por algum tempo só o prédio anexo vai ficar funcionando, o hotel passa por uma grande reforma pra Copa do Mundo em 2014. Uma das criticas que já recebi era o carpete dos quartos e decoração meio cafona, mas ficar hospedado nesse prédio histórico, parte da alma de Copacabana, faz esses detalhes serem nada.

Porto BayO prédio por fora não é nada convidativo, mas por dentro é legal. A vista do mar de Copacabana dos apartamentos com varanda são um luxo por si só, o check-in com espumante geralmente conquista os clientes. Minha unica critica é na decoração um pouco simples demais. Afinal, quem paga em torno de 800 Reais pra dormir merece mais do que flores de plástico nos quartos.

porto bay hotel

E você ? Pagaria quanto por essa vista.

Arena Padronização é a palavra de ordem. Difícil que alguém reclame disso, mas carrega um mal dos hotéis do Rio, falta de charme. Compensa ficar a partir da categoria superior. Diarias em torno de 500 Reais.

 

Golden Tulip Regente – Boa surpresa, o hotel tem investido bastante em infra-estrutura e melhorado os quartos. A evitar a categoria standard, com vista interna e bem pequeninos. Diarias em torno de 500 Reais.

Atlantis Hotel Tenho grande simpatia por esse hotel. Pequeno, discreto, despretensioso. Excelente localização (na verdade fica no Arpoador) e  preços bem em conta que conquistam o público latino. Os quartos luxo são só um pouquinho mais caros e oferecem uma vista simpática do mar do Arpoador. Vale a pena perguntar se estão livres. Evitar a categoria econômica porque os quartos são bem pequenos. Diária em torno dos 300 Reais. O ponto fraco ? Muita gente já sabe e é difícil encontrar vaga.

Copacabana Mar É um hotel business com tarifas interessantes. Os quartos são espaçosos e a localização mesmo não sendo nobre na Av. Atlantica é boa e prática, pertinho do metrô. Custa em torno de 300 Reais, isso é barato pra Rio de Janeiro atualmente.

 

IPANEMA  

Fasano Decoração modernosa não é a minha preferida, mas uma vez la dentro o impacto do luxo é tão forte que você começa a achar que os 1.500 Reais de diária estão sendo bem empregados. A categoria deluxe é a minha indicação. Por menos, tem o vista mar dos primeiros andares que têm preços mais baixos. Ponto alto é a piscina de design maravilhoso, mas de novo vai minha crítica, acho que os hóspedes merecem mais do que uma parreira decorativa de plástico. Sim, tenho extrema má vontade com as flores que não morrem.

Fasano. Ficar na cama assim admirando o mar de Ipanema tem preço. Ah, se tem.

Ipanema plaza A primeira impressão da recepção não é muito boa, meio sombria, mas a boa localização perto dos restaurantes, lojas e da praia é o ponto alto. Aceita cachorro e oferecem até caminha pros bichanos, ponto positivo pra eles porque isso é raridade no Brasil. Fique nos quartos já reformados (são mais caros, claro), mas vale a pena, a diferença é gritante.

Sol Ipanema Meu preferido em Ipanema. Reformado e agora com a bandeira Best Western.

Sol Ipanema

E o que mais gostei – o salão de café estilo bistrô, uma  fofura que já vale a estadia. O hotel tem somente duas categoria de quarto, vista mar e sem vista (nesse último preferir os quartos de andares de cima, com vista livre). Diaria em torno de 600 REAIS.

 

café sol ipanema
Vai dizer que não é uma fofura o salão de café do Sol Ipanema

Marina Palace O legal do hotel é que as tarifas são interessantes pra quem quer ficar em Ipanema (na verdade o hotel fica no Leblon). Eles têm tarifas negociadas com agências de viagens que saem em conta nas promoções. No entanto, a qualidade do atendimento é o ponto fraco. A manutenção também tem deixado a desejar. Vale a pena, mas não ache que você é sortudo e achou um hotel de luxo por preço menor. A qualidade é proporcional ao valor.

 

SANTA TERESA

Não sou fã do bairro Santa Teresa e dificilmente recomendo como primeira opção de hospedagem. Só que tenho que admitir : é onde estão os melhores quartos da cidade.  É bom lembrar que, pra quem vem pela primeira vez  à cidade maravilhosa, ficar longe da praia pode ser um pouco decepcionante. O acesso à Santa Teresa é difícil. Já aconteceu com você de ser convidada a se retirar do táxi depois de informar o destino ? Pois é, quando se vai pra Santa Teresa pode acontecer.

Hotel Santa Teresa A categoria Deluxe é minha indicação (de novo), meio termo entre preço/conforto, mas todos os quartos são bons. Valor ? Quase 1.000 Reais a noite. O bar dos Descasados, o restaurante, o SPA, o atendimento – tudo conflui pra uma estadia impecável. Ótima opção de hotel pra Lua de Mel, oferece vários pacotes de serviços e mimos pra esse tipo de público. Bom, nem precisa dizer que o melhor quarto é o loft que fica no último andar. Aquela mesma de onde os fotógrafos conseguiram flagrar os peitos da Amy Winehouse.

master suite hotel santa teresa
Hotel Santa Teresa. Foto do site

Mama RuisaO público estrangeiro adora, difícil receber alguma crítica negativa. 600 REAIS a categoria luxe. Existem outras opções de charme em Santa Teresa, no estilo casa, com poucos quartos, a Casa Amarelo, Altos de Santa Teresa, Rio 180. Vale a pena dar uma olhada nos sites. Todos queridinhos dos gringos. Sera que nosso gosto é parecido ? Bom, alguns nem têm site em português.

 

GÁVEA

La Maison. O nome diz tudo, se tiver querendo um conforto meio que tenho uma casa de luxo, aqui é o lugar. São apenas5 quartos, seguindo modelo de hotel boutique da Europa. O site não é muito legal não, mas o hotel juro que é de satisfação garantida e VIP. As diárias custam em torno de 600 reais e vale lembrar que a Gávea é um bairro classe A do Rio de Janeiro, mas não é turístico.

 la maison rio

* Para a maioria dos hotéis vale a dica, em vez de usar o sistema de reservas automatico, mande um email pro setor de reservas ou ligue. Existe um ser humano do outro lado e pode ser que você consiga negociar os valores. Os preços podem variar se o hotel estiver vazio, principalmente pra reservas de última hora. Aliás, essa bolsa de valores é um dos motivos pra não fixarem os preços no site.  

 

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *