Home / Brasil / Mato Grosso / O azul bonito de Nobres

O azul bonito de Nobres

A história de Nobres ainda está sendo escrita e sinto que se assemelha muito ao do patinho feio. Aquele que (tomara) vai virar cisne. A cidade vive às sombras do primo rico e de sucesso – Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais badalados do Brasil. Acabei de voltar de Nobres e já conheço Bonito. Posso botar mais pimenta na nessa rixa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Afinal, o que tem em Nobres ? O mesmo que em Bonito : grotas azuis, flutuação com snorkeling, cachoeiras, aquários naturais, caminhadas, mergulho de caverna e até um lago das araras (versão do buraco das araras de Bonito).O que falta em Nobres ? O plano de marketing e o incentivo público que fizeram a fama de Bonito atravessar fronteiras com mérito.

Em Nobres, algumas atrações como cachoeiras e grutas (dizem que até uma versão do abismo das Anhumas) ainda esperam finalização do plano de manejo pra serem liberadas pra visitação. Essa etapa de regulamentação custa caro e, sem o incentivo devido, os proprietários das terras onde se encontram as belezas naturais preferem deixar fechado.

Voltando aos fatos, fiz um roteiro de dois dias em Nobres. Chegamos em Cuiabá às 17h e fomos direto pra cidade de Chapada dos Guimarães porque era mais perto (60km). Sim, a Chapada é uma cidade e o parque fica distante do centro. Dormimos na Pousada Cambará (65) 3301-1330, uma ótima opção econômica. O melhor café da manhã da viagem. Por causa das queimadas, o parque estava fechado e já sabíamos que não daria pra aproveitar nada. No dia seguinte partimos pra Nobres (140 km). A última parte da estrada já está asfaltada e isso deve contribuir pra melhorar a infra local. Acho que em um ou dois anos Nobres vai despertar pro mundo.

Depois da minha experiência em Bonito em 2010, uma coisa tinha em mente : o melhor desses destinos é a flutuação e eu queria investir todo meu tempo nisso dessa vez.

 

Chegamos na Pousada Reino Encantado( sem site), estrategicamente localizada ao lado do rio Salobra onde se faz flutuação. O proprietário, Klebinho, foi guia de mergulho em caverna. Adivinha onde ? Bonito. E voltou pra Nobres com o intuito de colocar em prática o que aprendeu de positivo por lá. Adora conversar e contar a história do lugar. Montou uma associação pra incentivar os proprietários das terras a explorarem, de forma sustentável claro, as joias que têm nos seus quintais.

 peixes em Nobres

Fomos direto pra flutuação no Rio Salobra e uma coisa já gostei. Como é o quintal do Reino Encantado pode fazer de novo a descida se quiser. Isso em Bonito não pode ein, tudo é cronometrado. É uma vantagem em tanto de Nobres.

No final do dia fomos ver a revoada no Lago das Araras, um lugar sensacional. O bom é ir no por volta de 17h quando as araras, papagaios e outras aves estão voltando pro ninho e se preparando pra dormir. Leve bastante repelente.

De manhã acordamos bem cedo pra uma caminhada nos entornos da pousada Reino Encantado. Tem muito bicho por lá, vimos o ninho das araras azuis, preá e macaco prego.

Em seguida fomos direto pro Aquário Encantado, no Recanto Ecológico Lagoa Azul. Dá pra ir andando da pousada. Almoçamos e pé na estrada porque o Pantanal estava nos esperando.

mergulho em nobres

 

NOBRES 

Como ir  ?

De Cuiabá direto são 130 km. Vale a pena pegar o caminho mais longo, percorrer 60 km até a Chapada dos Guimarães. Dormir. Aproveitar pra visitar o parque e seguir 100 km em direção a represa do Rio Manso. Dali até Bom Jardim são 40 km de estrada recém-asfaltada.

Onde dormir ?

Reino Encantado (65) 9237-4471, em Bom Jardim. Não tem site. O legal da pousada é que fica ao lado do Rio Salobra e dá pra fazer flutuação o dia todo se quiser. Diária em torno de 150 Reais.

 

O que fazer ?

Eu tinha dois dias e optei por fazer duas flutuações no Reino Encantado e no Aquário Encantado (60 Reais cada). Tem ainda (que não fiz), a flutuação do Rio Triste e o mergulho com cilindro (esse último custa 160 Reais). Algumas cavernas e cachoeiras estão fechadas, mas vale a pena perguntar. Ah, e o Lago das Araras (10 Reais).

 

+ BONITO x NOBRES

Bonito fica no Mato Grosso do Sul, 300 km de Campo Grande. Nobres, 140 km de Cuiabá, no Mato Grosso.

Os atrativos mais famosos não ficam nas cidades em si. Os de Nobres ficam no distrito de Bom Jardim e os de Bonito no município de Jardim. Bizarro, não ?

Tanto Nobres quanto Bonito são extensões possíveis pra visita do Pantanal.

Bonito tem a malícia de um grande destino turístico. Nobres tem a doce inocência de quem ainda está aprendendo.

Quer ler outros blogueiros que foram em Nobres ? Veja o Dondeando por Aí  e o Ziga da Zuca

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

18 comments

  1. Avatar

    Olá!
    “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

    https://www.magazinevoce.com.br/magazinepentanix/

    #

  2. Avatar
    Rosely Sardinha

    Olá Tudo bem? Li seu post sobre Nobres (MT). Estava pesquisando esse paraiso e tive certeza maior do encanto que é o lugar lendo o blog. Uma pergunta: vc alugou um carro? De Cuiaba pra lá quais seriam as opções e custo transporte? Obrigada e parabéns pelo blog. Rosely

    • Avatar

      Ola Rosely,
      Desculpa a demora pra responder. Eu não aluguei carro, fui com conhecidos. Só que imagino que essa seja a melhor opção sim. Uma vez que você chega na pousada, tirando a flutuação, o resto é longe e precisa de carro pra ir.

  3. Avatar

    Valeu pela Dica, Nivea!
    Vou pra Cuiabá no mês que vem e já encaixei Nobres no roteiro! Vou rodar pelos outros posts que você indicou também…

  4. Avatar

    A primeira vez que ouvi falar em Nobres foi no blog da Carla Nogueira, Expedição Andando por aí… Gamei, xonei, vibrei.. e desde então tá na minha lista…

    Pretendo no próximo ano ir a Cuiabá e conhecer pantanal e Nobres.. Suas dicas irão ajudar e muito!!! 🙂

    beijos

  5. Avatar

    Nossa, que lugar lindo!
    Já entrou pra nossa wishlist!

  6. Avatar
    Paula Aguiar

    Oi Nivea,

    Adorei saber da existência de Nobres! Uma dúvida, com 5 dias dá pra dar uma esticada pro Pantanal? Se sim pra qual região? Porque aquele seu post do pantanal econômico se referia a parte no mato grosso do sul e ai é meio longe, não?

    Obrigada!

    • Avatar

      Oi Paula,
      Dá pra fazer 2 dias em Nobres e 3 no Pantanal sem dúvida. Ainda vou escrever sobre o Pantanal Norte.
      Basta voltar pra Cuiabá e ir em direção a Transpantaneira. As pousadas vão te explicar como chegar. A primeira pousada que indico é a Piuvial http://www.pousadapiuval.com.br que fica na entrada da Transpantaneira e é a mais confortável. A segunda é a Rio Claro http://www.pousadarioclaro.com.br (no km 42) que tem bons passeios por causa do rio Claro do ladinho e a terceira é a Fazenda Pousa Alegre http://www.pousalegre.com.br (no km 33). A estrutura da Pousa Alegre é mais simples, mas é uma verdadeira fazenda com lagoas enormes cheias de jacaré. Rende boas fotos.
      Bjos
      Nivea

  7. Avatar

    Olá, Nivea!

    Que bom que gostou de Nobres! Eu me apaixonei por lá, e concordo com suas palavras: NObres tem a inocência de quem ainda está aprendendo!

    Há muito o que melhorar em termos de estrutura, mas confesso que gostei do aspecto rústico, quase bucólico, que o lugar conserva.

    Ah, e o Aquário encantado é lindo, não é? 🙂

    Obrigada pela indicação do post aqui! 🙂

    Beijos!

  8. Avatar
    Ana Laura Kovács

    Olá, estive em Nobres há 2 anos atrás, fui com meu marido e filhas de 19 e 21 anos, em julho! Com cereza é uma região maravilhosa, ainda tem pouca infraestrutura para o turismo mais exigente. Se você não comer no horário não encontra comida, no único restaurante que há na cidade de Bom Jardim. A pousada da cidade ( única) era muito gostosa, mas pegamos um frente fria e nem cobertor sufuciente havia. Mergulhamos no rio , e no aquário. foimmaravilhoso!! peixes maravilhosos com direito a sucuri no rio Salobra e muitos macacos para distrair! Pegamos um guia que se chamava ” Bugiu” figurinha carimbada da cidade de Bom Jardim, nos levou em cachoeiras lindas ali perto! Um passeio incrîvel que vale muito a pena!! É importante irmantes que ” caia no comercial” e vire mercenário que nem, dizem está Bonito! Nobres é nobre mesmo, tem uma magestade rara da natureza!

  9. Avatar

    Oi, Nivea. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  10. Avatar

    Nivea, que lugar bonito! 🙂
    É tão bom conhecer lugares assim não badalados, né? Eu particularmente prefiro.
    Não conheço Bonito, mas tenho planos de conhecer. Mas depois de ler esse post, vou querer conhecer Nobres primeiro 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *