Home / Argentina / O parque dos dinossauros está na Argentina!

O parque dos dinossauros está na Argentina!

Uma das gratas surpresas quando visitei a Patagônia Argentina foi o Museu Paleontológico Egidio Feruglio – o MEF, em Trelew, cidade que fica na região conhecida como a ‘porta de entrada da Patagônia’ ou a ‘Patagônia dos bichos’. É por ali que você faz os passeios na Península Valdés – para ver os pinguins e as baleias. Vamos deixá-los para outro artigo, pois este aqui é sobre os dinossauros.

Dinossauro da Patagônia
As rochas da patagônia argentina são dos tempos dos dinossauros e isso ajudou a transformar a região em um centro de pesquisa paleontológica

Sabia que foi em Trelew onde encontraram o ‘maior dinossauro do mundo’ ?  O Patagotitan Mayorum pesava 70 toneladas, tinha 12 metros de altura e, pasmem, 40 metros de comprimento por causa do rabo comprido. Viveu há 100 milhões de anos, segundo os estudos.

Uma réplica de parte da perninha da ‘criança’ de 70 toneladas

A visita ao museu é bem organizada, separada por idiomas. Antes de tudo é preciso ver um documentário contando a incrível história da descoberta do fóssil em uma fazenda privada da região. O filme é bem interessante e exibido em uma sala de cinema.

Depois tem a visita guiada com a guia do museu, optei pelo grupo em espanhol. Não lembro se tinha em português, mas a quantidade de brasileiros na região infelizmente não é muito grande. Preferem ir direto pra Ushuaia, El Calafate e Bariloche e perdem a oportunidade de conhecer uma região maravilhosa cheia de cultura influenciada pela colonização gaulesa.

MEF trelew
Centenas de espécies de dinossauros foram encontrados na Argentina. As condições climáticas e movimentação do solo com a formação dos Andes favoreceram a preservação.

Você não vai ver o Patagotitan montado, pois além de estar rodando o mundo em exposição, eles estão construindo um galpão capaz de abrigar o bichão. Espero realmente que o fóssil montado volte pra Argentina e não fique num museu famoso no exterior como às vezes acontece. Ali no museu tem outras réplicas e fósseis verdadeiros de outros dinossauros encontrados na região.

MEF - Trelew
O museu é um centro de pesquisa e é bem organizado com visitas guiadas e programas pra estudantes. Vale a pena a visita!

Sem o esqueleto montado por enquanto, foi colocado na saída do aeroporto uma réplica enorme do dinossauro na beira da estrada. Foi inaugurada em 2017 e faz sucesso nas fotos.

Serviço :

Eu me hospedei em Puerto Madryn, cidade vizinha e beira-mar. Então tirei um dia pra visitar o museu em Trelew. Tem ônibus ligando as duas cidades e com o Google Maps no celular dá pra achar o museu sem problemas a pé. Como cheguei em Trelew? De avião com vôo de 1h50 partindo de Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas.

O museu encontra-se fechado devido à pandemia de Covid, então quando for possível viajar novamente basta checar no site do MEF horários e tarifa: https://mef.org.ar

Cafe MEF - Trelew
Quem poderia resistir a um café com biscoitinho de dinossauro?

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *