A cerejinha do bolo no tour de Chacaltaya (que contei aqui nesse post) foi a visita do Valle de la Luna, um inevitável passeio em La Paz. Fica ao sul da cidade a 10 km do centro, mas do lado oposto da nossa descida de Chacaltaya. Então tivemos que enfrentar de novo o trânsito louco da cidade. Eu dormi, acordei e ainda estávamos na van.
É uma visita bem turística, muita gente considera sem graça. Bem, depende, se você já veio de outros lugares dos Andes e já viu paisagens fantásticas pode ser que aquelas crateras ali em uma área urbana não te impressionem. Eu acho que vale a pena dar uma conferida.
Chegamos por volta das 17h. Até o guia estava cansado e perguntou se não queríamos fazer o tour curto de 15 minutos ou se ainda tínhamos fôlego pro de 40 minutos (que percorre toda a região). Ao todo o vale tem 3,5 km de extensão e está a 3100m de altitude, o que dificulta a caminhada. Nós optamos pelo mais longo, acho que pra decepção dele, tadinho.
O circuito é bem demarcado, com placas e passarelas. O interessante do Valle de la Luna é o contato com a paisagem lunar e com a fauna e flora andina (tem coelhos), que obviamente não se vê no centro da cidade.
Um guia local fica tocando flauta. As formações rochosas dão efeito acústico interessante.
O guia mostrou algumas erosões que pareciam animais, outros com nomes estranhos,mas ele mesmo tratou de dizer que era história pra turista. O que vale ali é admirar a paisagem como um todo.
Valle de la Luna
Como ir : Eu comprei um tour que fazia Chacaltaya + Vale da Lua por 90 bolivianos. Dá pra ir de táxi a partir do centro (25 bolivianos em média – tem que negociar).
Quanto custa : A entrada é 15 bolivianos e não está incluída na maioria dos passeios.
Vale a pena ? Pra mim valeu.
Eu gostei. Tão diferente de tudo que já tinha visto. Amei ter conhecido La Paz, gostei muito de Copacabana e do Lago Titicaca, sem falar da beleza do Illimani.
Que ótimo Paula. A Bolívia é um país maravilhoso mesmo.
Não vejo a hora de voltar e fazer outras partes.
Abs
Nivea
Oi, Nivea. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Eu fui la uns anos atras e achei meio tourist trap, as fotos que ele mostram aprece ser algo monumental, mas chegando lá é bem pequeno o lugar… Eu achei mais legal o caminho pra chegar até lá doque o Valle de la Luna em si 🙂
Pois é, eu não esperava muito. Acho que por isso não me decepcionei 🙂
Abs