Oruro, a 3.700 m de altura, é capital do folclore na Bolívia e faz um desfile carnavalesco que atrai bolivianos de toda parte do país. Os turistas estrangeiros são minoria, mas eu, quem diria, que não gosto muito de folia me meti no meio deles.

Pensei cá comigo, posso não ser fã de muvuca, mas não deixa de ser uma oportunidade estar ali em uma festa que só acontece uma vez por ano, somente no sábado de Carnaval.
Pois bem, assim como metade de La Paz comprei uma excursão que sai às 4:00 da manhã rumo a Oruro, a 540 km de estradas sinuosas por meio do deserto.
Loucura ? Pode ser, foi cansativo,mas a festa é bonita. Remete a homenagens a Pachamama (mãe terra), ao Tío Supray (o Diabo) e aos mineiros.
A Diablada (dança da rebeldia) é uma luta teatral com significações bíblicas, provavelmente entre o arcanjo São Miguel e La Virgen da Candelária que está presente em todos os carros..
O desfile é de 12 km, imagina, bem mais que nosso Sambódromo. O povo de Oruro treina o ano todo as danças.
Vendo ali o desfile eu não entendi nada, mas depois uma senhora boliviana que estava do meu lado começou a me explicar os significados das fantasias e das agremiações.

A tradição dá conta de que a festa começou depois aparição da Virgem Maria para um ladrão de mina.

O desfile começa nas minas e termina na Igreja principal totalizando 12km de dança e música. As fantasias representam sempre o embate entre o bem e o mal. Além de contarem histórias sobre a vida nos Andes e a agonia dos escravos.

Eu gostei de ter ido, mas é cansativo demais passar o dia inteiro numa arquibancada. Pense nisso antes de comprar o tour.

Uma hora eu saí e fui dar uma volta na cidade. Só que com a festa tudo fica concentrado ali. Além disso, o Carnaval na Bolívia é celebrado com água e aquela maldita espuma (o governo tenta proibir, mas não rola). Em cada esquina tem o risco de levar um jato ou uma espumada na cara. Uma dica pra quem for, é aproveitar enquanto está dia pra ir visitar a estátua da Virgem, de 45 metros de altura. Mais alta que nosso Cristo Redentor.

Carnaval de Oruro na Bolívia
Quando ? Sábado de Carnaval
Como chegar ? Comprei um tour saindo de La Paz, ida e volta no mesmo dia : 400 bolivianos (direito a área ‘VIP’ com banheiro).
Dicas :
-
não vale a pena comprar com refeição. tem vários restaurantes na cidade onde se pode comer e aproveitar pra esticar as pernas. A refeição incluída no tour é uma marmita e tem que comer na arquibancada mesmo. Fiquei feliz de não ter comprado.
-
Atenção que a viagem é cansativa e leve em consideração que vai ficar sentado 12h na arquibancada.
-
se for tirar foto fique nas filas de baixo. Fiquei em cima e é quase impossível se movimentar
- Eles comemoram o Carnaval com guerra de água e espuma. Proteja a máquina fotográfica. Eu usei uma sacola, mas uma hora me pegaram desprevenida e molhou a lente de espuma. Não fiquei feliz não.
-
Valeu a pena ? Sim, é bonito. Mas é o famoso “viu, tá visto”. Não voltaria.
gostaria que me enviasse um roteiro de lugares para conhecer na Bolivia,pretendo ir em janeiro de 2017 para lá e Chile,Peru e Argentina
Olá Hélio, eu não tenho a expertise necessária pra montar roteiros pela Bolívia.