Quem já procurou saber sobre as trilhas de Florianópolis com certeza se deparou com a Trilha da Lagoinha do Leste na lista. É uma das mais conhecidas, cobiçadas e, particularmente, eu achei a mais bonita. São paisagens que vão desde a mata atlântica, passando por costões rochosos beirando o mar lindo de Floripa, vegetação de restinga e culminando na vista maravilhosa da praia da Lagoinha do Leste.

É fácil ver golfinhos dando o ar da graça no meio do caminho, o que já valeria todo esforço. A praia é praticamente deserta, muito bem localizada entre um rio, o mar e o verde das montanhas. Pelo caminho, o azul do mar e o colorido das flores acompanham todo o tempo.

Existem duas ‘entradas’ para a Lagoinha do Leste, praia esta acessível somente por trilha ou por barco (na alta temporada|). Quem quiser conhecer precisa fazer um esforcinho subindo e descendo pelo vilarejo conhecido como Pântano do Sul ou fazendo itinerante partindo do vilarejo de Armação, cruzando a praia e seguido até o Pântano do Sul. É a opção mais cansativa, mas a que proporciona paisagens mais espetaculares.

O primeiro conselho é contar com o apoio de um monitor ambiental ou guia de turismo que faça trilhas. Dá pra fazer sozinho? Acho que sim, pois o caminho é relativamente fácil e tem até alguma sinalização. Subindo e descendo pelo Pântano do Sul então não tem erro. Mas quem já leu outras postagens minhas sabe que sou sempre a favor de incentivar o turismo local e uma das maneiras é fazer a economia girar na forma de emprego. Procure um monitor ambiental credenciado, pois são os que fizeram curso para anteder os turistas.

Mensagem dada. Continuando, fiz a trilha itinerante. Saindo de Armação, são 4 km passando pela mata atlântica até chegar ao topo no costão. Da ponta deles já é possível ter a vista mais bonita da Lagoinha do Leste. Fomos em ritmo lento e levamos 3h de caminhada.

Depois de relaxar é só descer, aproveitar a praia (cuidado, pois tem muita onda. É preciso atenção e saber nadar). Entrando nas dunas e indo mais ao interior é possível tomar banho no rio que passa logo atrás e tem águas mais quentes e calminhas. Super recomendado.

A praia não tem oficialmente nenhuma estrutura, pois fica dentro de uma área de reserva ambiental. Na alta temporada, no entanto, tem uma barraquinha vendendo água, cerveja e refrigerante. Também tem gente oferecendo a volta de barco. Só que não conte com isso. Na dúvida, melhor levar uma merenda e água suficiente pra uma caminhada de dia todo.
Curtiu o sol, o mar e o rio? É só seguir até o lado oposto da praia e começar a subida em direção ao vilarejo de Pântano do Sul. São 2,5 km e boa parte de subida.

Bom preparar o fôlego.Levamos 1h30 na parte Lagoinha – Pântano do Sul.
Dicas práticas :

Trilha da Lagoinha do Leste, 8 km em média, intensidade moderada. A trilha tem algumas subidas e descidas e exige alguma resistência.
Para chegar até a Armação peguei um ônibus executivo saindo do centro em direção ao Pântano do Sul. Na volta é possível fazer o mesmo saindo do Pântano. Veja os horários: http://www.consorciofenix.com.br
Contrate um guia ou monitor ambiental credenciado