
Morei três anos em Lyon, mas até hoje quando digo que morei na França muita gente tem a certeza de que foi em Paris. Tudo bem que a capital é indiscutivelmente o que mais reluz no turismo francês, mas ampliar os horizontes pode representar uma boa surpresa. Até hoje acredito que se eu tivesse morado em Paris eu não teria tido a oportunidade de conhecer a sociedade francesa de uma forma tão completa, do lado positivo e negativo. Paris é uma cidade multicultural, enquanto Lyon, apesar de ser uma das três maiores cidades francesas, ainda guarda bem os resquícios provincianos. Longe do glamour parisiense, mas não menos bonita, Lyon pra mim representava a França pura e crua : problemas sociais latentes e um povo claramente infeliz que parece não suportar carregar nas costas o peso da história.
Atualmente é conhecida como a capital da gastronomia, é dali o maior popstar da culinária francesa – Paul Bocuse. Quem quiser provar um menu dele pode reservar um jantar no castelo onde funciona a concorrida escola de gastronomia, o Instituto Paul Bocuse. Em Lyon também tem o Bouchon Lyonnais, um tipo de restaurante que vende comida rustica e tipica da região. Traduzindo, a nossa comida de buteco. Eu gostava de ir no Le Tire Bouchon : 16 rue du boeuf (04 78 37 69 95). Fica na rota turistica do Vieux Lyon. Pode aproveitar pra pedir a Salada lyonnaise – um mix de folhas verdes engordado com pedaços de bacon e um molho de gema de ovo.
Referências não faltam pra Lyon. O Olympique Lyonnais, time do Juninho Pernambucano, alias muito conhecido por la é um dos times mais populares da França e em dia de jogo importante a cidade sente bem – tropas de choque nas ruas pra manter a ordem e conter os árabes, os torcedores mais fanáticos. Lyon também é a cidade de Saint Exupéry, homenageado com uma estatua ao lado da sua maior criação – o Pequeno Príncipe, bem na praça Bellecour, a principal da cidade. Também em Lyon nasceu Allan Kardec, disseminador do espiritismo e finalmente muito mais conhecido no Brasil do que na própria terra. Sem contar os irmãos Lumières, que criaram o cinema e as fotos coloridas.
Paris roubou outra vez a cena na condição de cidade luz, mas é em Lyon que acontece uma das manifestações populares mais intensas do pais – a festa das Luzes. Em pleno inverno, 8 de dezembro, o povo coloca velas na janela e vai pras ruas ver as instalações artisticas que iluminam os monumentos históricos. Uma espécie de carnaval à francesa, sem musica, introspectiva, mas não menos emocionante.
Complicado fazer foto dessa festa sem uma maquina apropriada. Apesar de ter participado de três edições, não tenho muitas imagens boas. Aqui vão algumas :








Como chegar :
De trem de Paris, 1h30 somente. Pode ir e voltar no mesmo dia. Passagens podem ser compradas pela internet : www.sncf.fr
Onde dormir :
Têm hotéis de todo tipo em Lyon, é segunda cidade na economia francesa. Prefira ficar no bairro Vieux Lyon ou na Croix Rousse. Aqui vai uma dica de albergue no Vieux Lyon http://www.fuaj.org/Lyon .
Festa das Luzes :
Acontece 8 de dezembro durante 3/4 dias e os hotéis lotam. Reservar com antecedência europeia – 6 meses mais ou menos 🙂
[nggallery id=11]
Amei o blog! Olha, Eu e meu marido vamos ficar uns dias em Paris e ficaremos apenas 2 dias em Lyon (3 e 4 de janeiro/15). Gostaria de saber em que bairro seria melhor ficar. Obrigada
Olá, o melhor é ficar no Vieux Lyon, perto de tudo. Boa viagem.
Oi Nivea, bem legal teu blog!
Estou com dificuldade de entender os transporte publicos em Lyon, pois chegarei de trem pela estaçao Part-Dieu e gostaria de ir até o centro com transporte publico, mas nao acho um mapa que inclua todos os transportes como tram, metro, bus e os outros que existem em Lyon. Por gentileza, poderia me ajudar?
Desde já agradeço,
Tina
Olá Tina, não sou a nívea, mas espero ajudar hahaha
Você consegue todos os mapas dos transportes públicos no site do TCL. (tcl.fr)
Vá em – Plans du réseau
E depois clique em – Lignes fortes
Irá abrir um arquivo com o mapa das linhas fortes, sendo elas, metro, bus e tram (um tipo de metro de superfície)
Espero ter ajudado!
Boa viagem!
Oi Nivea. Caí aqui no teu blog “de paraquedas”. Muito bom, por sinal! Parabéns!!
Estava pesquisando sobre Lyon… tenho planos de no ano que vem ir à França e ficar por cerca de um mês, estudar para melhorar o francês. Acabei achando um escola de Lyon, com preços (claro!) muito mais atrativos que Paris.
Também me atrai a ideia de estar mais em contato com a cultura e a língua numa cidade menos “visada” pelo turismo mainstream, rs.
Acha que compensa?
Abs, e parabéns pelo blog 🙂
Oi Nayara, tambem estou planejando estudar em Lyon, na Lyon Bleu. Eu vou sozinha e adoraria combinar com mais brasileiros, se tiver interesse em manter contato me escreve: pollyprince@ig.com.br
Boa noite Nívea.
Adorei seu post sobre Lyon, com excelentes dicas e muito bem sistematizado.
Também adoro viajar (sobretudo para França, cuja gastronomia e forma de estar me seduzem). O meu bem haja pelas suas sugestões.
Milena
Ola Milena, obrigada !
Amei o post e morri de vontade de conhecer Lyon! Dica preciosa pra quem vai a Paris! No dia em que formos à França vamos aproveitá-la com certeza!