Quem é carioca, como eu, certamente já usou aquela tática infalível de fugir para as montanhas em períodos de grande estresse ou de calor insuportável na cidade. Ou então aproveitou o inverno para potencializar a sensação de “clima dos Alpes” sem precisar pegar um avião. É nesses momentos que Visconde de Mauá, a apenas 3h de carro do Rio, aparece no mapa como um dos melhores destinos de escapada de fim de semana.

São muitas opções de passeios em meio à natureza, cachoeiras, ótimos restaurantes e pousadas de alto nível. Eu passei um fim de semana por lá e visitei algumas pousadas. Confira as dicas logo abaixo!
Pousada Casa Bonita

A grande vantagem da pousada é que fica no Alto da Maromba, uma região pertinho de vários atrativos de Visconde Mauá, como a cachoeira Véu de Noiva, o Poção da Maromba e a Cachoeira do Escorrega, a apenas 1km da pousada subindo um pouquinho mais. E olha que sorte, foi aqui onde me hospedei.
Se eu tiver que recomendar um chalé escolha o 12 onde fiquei, grande, banheira de hidro e uma bela vista.

Os chalés são bem espaçados e não se surpreenda se nenhum vizinho de quarto for visto. É mais ou menos o objetivo para garantir privacidade e sossego. São 200 mil m2 e poucos quartos. Além disso, o Alto da Maromba é garantia do clima ameno, fica a 1500 metros de altitude.

O Rio Preto passa na propriedade formando piscinas naturais. Quem quer só relaxar não é preciso sair da pousada porque o hotel oferece a opção de pensão completa. Ótimo lugar para casais, famílias e grupos de amigos.
Pousada Terras Altas
A pousada fica a 4 km do centrinho da cidade de Visconde de Mauá, mais próxima do atrativo Pico da Pedra Selada. Ou seja, se gosta de relaxar e fazer caminhadas é uma boa ideia ficar por aqui. A pousada tem piscina natural, jacuzzi e chalés mega confortáveis com bela vista para o verde.


Quem é adorador de vinhos e “bon vivant” tem um motivo a mais para optar pela Terras Altas. Na pousada, funciona uma enoteca com opções de vinhos de várias partes do mundo que podem ser degustados no Restaurante Terras Altas, aberto aos hóspedes todos os dias e de quinta a domingo ao público.

Boa comida, bom vinho e frio. Pra que mesmo gastar em Euro ou franco suíço? Visconde de Mauá é ou não é uma bela alternativa?
Pousada Tijupá
A Tijupá fica na localidade conhecida como Vale do Pavão, um dos pontos mais altos das redondezas. O friozinho é praticamente garantido. Além de bem preservado, é ali no Vale que fica o Poço do Marimbondo, super atrativo da região de Mauá.

A pousada preza pelo sossego e os chalés são bem distantes uns dos outros. São apenas 5 chalés e 4 apartamentos, o que dá bastante privacidade e silêncio. Na propriedade também funciona um restaurante e tem a piscina com água de cachoeira.

Hotel Bühler
Se você é daqueles que gosta de combinar natureza e cultura em um mesmo passeio, o hotel Bühler é o seu lugar. A família proprietária, de origem alemã e que dá nome ao hotel, foi a pioneira em perceber a vocação turística da região e praticamente inaugurou o negócio de hospedagem na cidade. Primeiro, cedendo a própria casa a estudantes, depois com um camping e, por fim, o hotel. E lá se vão mais de 100 anos de história.

A trajetória da família e fotos antigas podem ser vistas no museu no interior do hotel e aqui neste site para quem tem curiosidade histórica: http://www.memoriasbuhler.com.br/.

Mas vamos falar do hotel! É totalmente amigável às crianças de todas as idades, com parquinho, locais de jogos ao ar livre e facilidades como cozinha para babás e mães prepararem comida de bebês. Isso não é comum em Visconde de Mauá que tem forte posicionamento como destino romântico.

Outro ponto interessante do hotel é a sustentabilidade. Eles não produzem lixo, tudo é reaproveitado, seja enviando para reciclagem ou transformando em adubo nos containers de compostagem. O interesse pedagógico é enorme e o hotel pode organizar visitas de grupos de escola para conhecer o Projeto Lixo Mínimo.

Ainda tem o criadouro e a horta que são bem grandes e boa distração para adultos e crianças.

O Hotel Bühler fica do lado mineiro da história (Maringá, MG) e é um super espaço para aproveitar em família. Anote aí que também é possível agendar visita guiada seguida de chá da tarde no hotel nos telefones (24) 3387-1378 / (24) 3387-1204 / (24) 99225-1937, de terça a domingo, de 16h às 18h.
*A viagem para Visconde de Mauá foi feita a convite da Tereza Quinderé Comunicação.