Quem gosta de decoração, antiguidades e reviver os tempos de outrora tem obrigação moral de fazer uma visita ao Vale do Café, situado a 120 km da capital do Rio de Janeiro. São cerca de 30 fazendas do séc XIX, espalhadas por cidades coloniais como Conservatória, Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí. Elas não são próximas umas das outras. Por isso é melhor escolher uma cidade base e visitar as fazendas mais próximas. Eu visitei algumas em um final de semana e vou contar um pouco como foi.

Para se situar historicamente, o Vale do Paraíba foi uma das regiões mais ricas do País, com auge em 1850, quando o café valia ouro no mercado internacional. A cidade de Vassouras era considerada a capital da opulência. Com o aparecimento de novos produtores e o fim da escravidão, a área entrou em decadência. Inclusive muito bem registrada por Monteiro Lobato no livro “Cidades Mortas”.
Felizmente o marasmo descrito por ele não é mais uma realidade. Por causa do clima, dos festivais e do interesse cultural, hoje em dia essas cidades atraem turistas em busca de história, música e gastronomia. Destaque especial para o festival Vale do Café que acontece em julho e lota a cidade.
Foi em Vassouras que visitamos nossa primeira fazenda.
Fazenda Santa Eufrásia
Qual a dica principal que posso dar? As fazendas são propriedades privadas e alguns dos proprietários fazem delas moradia. Além disso, a maioria faz eventos como casamentos e as fazendas servem de locação para gravações de novelas e filmes. Para fazer as visitas, então, é preciso marcar com antecedência.
A acolhida é sempre calorosa e começamos pela recepção com trajes típicos da Dona Elisabeth Dolson, proprietária atual da Fazenda Santa Eufrásia.

A fazenda é uma das poucas que ainda produz café artesanal, com possibilidade de comprar ao final da visita. Só para lembrar, o Vale do Café é um nome turístico. Atualmente, as fazendas produtivas da região focam na criação de gado leiteiro.

Assim como as outras visitas, é feito um tour dentro da casa. Na Santa Eufrásia ainda existem peças originais guardadas pela família, como móveis e roupas.
A parte boa das visitas é que sempre terminam na cozinha. Aproveitamos o lanche típico da fazenda.
Serviço : Fazenda Santa Eufrásia. Situada a 7 Km da entrada de Vassouras, no sentido Barra do Piraí. Visitas devem ser agendadas no telefone do site http://fazendasantaeufrasia.com/
Fazenda Cachoeira Grande
A Cachoeira Grande pertenceu ao Barão de Vassouras e recebeu visitantes importantes como a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. Foi totalmente restaurada, mas ainda guarda alguns resquícios arqueológicos do período como o duto de produção de café que fica na parte baixa do terreno.

Quem faz a visita é a proprietária Núbia que explica cada cômodo e mostra as peças de antiguidade da casa, que são muitas e fazem a gente se sentir no túnel do tempo. Existe possibilidade de se hospedar no anexo.

Serviço: Fazenda Cachoeira Grande. Fica no km 43 da RJ 127, Vassouras. Visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail nubia@fazendacachoeiragrande.com.br. Site : http://www.fazendacachoeiragrande.com.br/Fazenda/
Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Assim como as outras, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte também se orgulha de ter recebido o Conde d’Eu , na passagem histórica do francês pelo Vale do Café, em 1876. Hoje em dia a fazenda tem uma estrutura profissional de visitação e de organização de eventos, de casamentos a formaturas. Todo ano a fazenda abre as portas à Mostra Casa Real, um evento gigante de venda de antiguidades. Além de instalações de artes, alguns dos objetos expostos na casa são vendidos nessa mostra.
As visitas podem ser com lanche ou com almoço, mas tem um número mínimo. Então, se não estiver em grupo o melhor é ligar para perguntar. Assim como todas, as visitas devem ser agendadas. Também é possível se hospedar na fazenda, o que pode ser bem útil em caso de eventos como casamentos.
Serviço : Fazenda São Luiz da Boa Sorte. Situada na Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210, Vassouras. marcar as visitas no site ou pelos telefones 021 9250-9798, 9184-3616, 024 9298-7204.
Fazenda Paraizo
É assim com Z mesmo e a gente percebe que a fazenda é uma relíquia logo na entrada com as palmeiras imperiais escondendo de relance um verdadeiro museu. A fazenda, que fica no município de Rio das Flores, está nas mãos da mesma família há 100 anos e tem pintura, papel de parede e peças originais. Não foi alterada com processos de reforma ou restauração. Tudo que foi feito preservou o original e isso é o que faz valer a pena visita.
Não é permitido fazer fotos do interior, então quem quiser conferir de perto vai ter que agendar a visita. Mobília, lustres, pinturas: tudo original do século XIX. Uma das particularidades é o fato de possuir dois andares, coisa que não era muito comum na época. Ao chegar ao fim do corredor do segundo andar o visitante é surpreendido com uma vista privilegiada do altar da igreja, construída no interior da casa.


No engenho a fazenda guarda ainda uma máquina de processamento de café ultra moderna para a época. O maquinário é todo original e a compra e importação dos EUA no séc XIX chegou a ser notícia no jornal.

Serviço: Fica em Rio das Flores e não é muito fácil de chegar devido a pouca sinalização. Visitas e informações sobre a localização estão no site : http://www.fazendadoparaizo.com.br/visitacao.
Fazenda Vista Alegre

A Fazenda Vista Alegre é uma das mais interessantes em termos históricos porque pertenceu ao Visconde de Pimentel que transformou um local em um agitado centro cultural no século XIX. O destaque foi a criação na época da Escola dos Ingênuos para alfabetizar filhos de escravos. Hoje em dia pertence à família Mattos e é o próprio casal que recebe e faz a visita guiada.
O mais legal é que é possível se hospedar na fazenda, bem no estilo “guest house”. Fazendo uma busca achei o casal de blogueiros do Jeguiando que foi e contou a experiência deles aqui.
Serviço: Situada na Estrada Valença – Conservatória,2.800- Km 18, Valença. Como chegar e os contatos estão no site: https://fazendavistaalegre.wordpress.com
Você deve estar se perguntando: quanto custa visitar essas fazendas ? Pois depende se é com almoço, com lanche, do número de pessoas etc… Pode variar de R$ 50 a R$ 150. E nunca esqueça de marcar as visitas com antecedência, pois as fazendas não recebem de última hora.
Então, ficou com vontade de simular uma volta ao século XIX e conhecer mais a história do interior do Rio de Janeiro? Não esqueça de voltar aqui e contar sua experiência.
*A visita foi um convite promocional direcionada a operadores turísticos internacionais e patrocinada pelo Hotel Mara Palace de Vassouras, Vitória Tur e todas as fazendas citadas.
Olá a Fazenda Santa eufrásia e a Cachoeira Grande ficam perto uma da outra? Da para fazer as dois em 1 dia? abs
Estou pensando em visitar a região das fazendas com minha esposa. Penso em sair de Vitoria no ES no dia 9 de novembro 2018 e retornar 15 ou 16 de do mesmo mês. Teria como programar para visitarmos o máximo possível de fazendas coloniais da região?
Você teria como me mandar uma programação? Um roteiro turístico? Incluindo onde hospedar, alimentar.
Pensei em ficar em Vassouras ou Valença e dessas cidades ir visitar as diferentes fazendas diariamente e voltar para a cidade para dormir. Seria possível?
Infelizmente não porque tudo que eu sei escrevi aí nesse post.
abs
Estive ontem (05/08/2018) em Rio das Flores levando um grupo p visitar a Faz. Paraizo e almoçar na Faz. Sto Inacio( almoço delicioso em fogão a lenha)…tds amaram…a Faz. Paraizo é simplesmente belíssima c seu acervo totalmente preservado desde o século passado…Vale a pena conhecer.Marcaremos outras saídas p dar oportunidade a nossos clientes conhecerem um pouquinho do nosso passado
Essas fazendas que você indicou ficam todas em Vassouras e seu entorno? E você acha que dois dias são suficientes para visitar as mesmas fazendas que você foi?
Gostaria de visitar as fazendas…São lindasss..como faço pra contratar e agendar? Moro em MT
Olá,
O post fala justamente sobre.
Dê uma lida!
Foi em quase todas
Paguei 70reias em cada.
Vc liga pra fazenda e ver o dia de visitação.
Geralmete é apos 11h e tbm 15h
Nos sabados.
Elas nao abrem domingo.
Todas vele muito a penar ir.
70 reais em cada fazenda? Fica custoso se levar crianças
Meu nome é ANA MARIA VIEIRA DE ANDRADE, moro em Maceió – Alagoas
Vamos para o Rio , gostaria de saber quanto custa o passeio bate-volta dia 19/01, visitação a Fazenda de café, incluso o translados, Rio/Faz/Rio????
aninha_vi95@hotmail.com
Fone wathzap 082 -99982-5802
Muito bom! Qual seria a fazenda mais bonita para se hospedar uma noite?
Isso é muito relativo. Mas só algumas hospedam.
Bom dia,
Gostaria de encontrar um destes proprietarios interessados a fazer comigo uma parceria para produzir uma exposiçao de esculturas a serem apresentadas nos parques das fazendas.
Moro na frança mas tambem tenho um pequeno atelier em Mendes ( RJ) e o interesse seria produzir as obras no proprio local. Minhas obras sao em bronze mas para um projeto locai poderiam ser em aço.
Abel Reis.
Meu email: bocadofogo@gmail.com
Olá Abel, você pode entrar em contato direto com eles.
Abs
Nivea
Bela matéria! Deveriam ter mostrado também a única fazenda que pertence a família do fundador até os dias de hoje, que possui acervo original de 1830 e que produz café artesanal de qualidade…a FAZENDA DA TAQUARA em Barra do Piraí! Contato 24 2443 3104 / 99919 8567 m.taquara@ig.com.br
Queria saber se pode fazer um passeio lá, levar um ônibus para conhecer, achei muito linda. E queria também saber o número que poderia entrar em contato.
Muito bom e tão perto da gente, quero conhecer!!!!
Tem muito anos que quero fazer esse passeio !!agora ficou mais fácil !!!
Quero muito conhecer as fazendas.
Adorei a publicação indo ao Rio procurei fã zer uma visita. Tudo muito lindo ,obrigada.
Oi Nivea! Adorei o post. Estava ensaiando um bate volta à Vassouras, mas vi que precisa agendar tudo com antecedência! Obrigada pelo post tão explicadinho