
Quando achei que já tinha explorado quase tudo da Costa Verde surgiu a oportunidade de conhecer nosso fiorde tropical, o Saco do Mamangua. Pra mim, o lugar mais bonito entre Angra e Paraty.

O fiorde tem 8km com mata atlântica pelos lados, prainhas, comunidades caiçaras e um mangue com uma quantidade impressionante de carangueiros no final.
Eu fiquei no Refúgio do Mamangua, uma pousada rústica comandada pela Cris e Paulo – profundos conhecedores do local e instalados ali faz tempo.


Geralmente nos meus posts eu conto um pouco sobre o lugar, problemas sociais (ali a especulação imobiliária é forte). Os ricaços chegando e os caiçaras saindo. Mas sinceramente, o lugar é tão bonito que dessa vez me permito só colocar as fotos e o caminho das pedras pra quem quiser chegar lá e conferir com os próprios olhos.


Saco do Mamangua
O que é ?
Um fiorde (entrada de mar) tropical localizado a alguns quilômetros de Paraty, região sul do Estado do Rio de Janeiro.
Como chegar ?
De Paraty é só combinar um passeio de barco de dia todo se quiser visitar o local (1h30 de trajeto pra chegar). Aconselho como sempre privatizar um barco de pescador, não é tão caro.

Também dá pra ir de carro até Parati Mirim, alugar o barco (45 min de trajeto) ou seguir a pé por trilha fácil de 7 km.
Onde dormir ?
Alguns pescadores lugam casas, mas quem quiser serviço pode alugar com a Cris. O site é bem completo www.sacodomamangua.com/
O que fazer ?
Subir o Morro do Pão de Açúcar pra ter uma visão geral do fiorde (caminhada difícil porque é muito íngreme , fazer canoa pra entrar no mangue e visitar as prainhas perdidas. Legal também ir almoçar no Regato, uma comunidade bem no fundo o fiorde.
Importante
Ainda não tem energia elétrica no Mamanguá e, apesar de chuveiro quente, a energia de gerador é desligada de noite. Levar lanterna e muito repelente.
Olá Nívea!
Cheguei ao Mamanguá após fazer a travessia da Ponta da Juatinga a pé, completamente exausta e explodindo de felicidade por ter realizado esse antigo sonho!
Antes da viagem peguei no seu blog a dica da pousada Refúgio do Mamanguá e voltei aqui pra agradecer! Muito aconchegante e charmosa, atendimento nota 1000! O conforto que eu precisava (e merecia!) depois de uma trilha pesada como essa.
Abraço!
Que bom que gostou Juliana e obrigada por ter voltado pra dar retorno.
Abraços!
Olá Nívea,
Adoramos o blog. As fotos ficaram lindas! Só o endereço do site que não está correto, agradecemos se puder mudar. Um forte abraço!
Já mudei !
Oi Nivea
Eu amo o Saco do Mamanguá! Ano passado estive em Paraty e descobri esse lugar incrível (também fiz um post no meu blog). Foi uma das maiores surpresas de viagem que tive aqui no Brasil. O prazer de navegar naquelas águas calmas e abrigadas é enorme. Pensei em fazer, numa próxima vez, exatamente isso que você fez – passar uns dias nessa pousada. É um refúgio da vida moderna!
Abraço!