Home / Brasil / Visite o Museu Dica Frazão quando for a Santarém!

Visite o Museu Dica Frazão quando for a Santarém!

Outro dia me perguntei o porquê de nunca ter escrito sobre o pequeno museu Dica Frazão, em Santarém. É uma preciosidade e imperdível pra quem gosta de moda, artes plásticas e tem interesse na valorização da nossa cultura.

Minha visita foi feita em 2019, quando a gente nem sonhava que ia ter que ficar tanto tempo sem poder viajar. Foi minha última grande viagem pelo Brasil.

Lembro que fiquei ao mesmo tempo impressionada e envergonhada. Eu não conhecia esta que foi uma das maiores estilistas brasileiras até começar a pesquisar sobre Santarém e Alter do Chão nos meus preparativos pré-viagem. Eu simplesmente tinha que passar por lá e foi o que fiz.

O museu Dica Frazão fica no centro de Santarém

Nascida Raimunda Rodrigues Frazão, Dona Dica fazia alta costura usando material amazônico como fibras, palha de buriti, sementes, raízes e cascas de árvores. Fez peças para o Papa João Paulo II, pra rainha da Bélgica e para o Presidente Juscelino Kubitschek. Ficou conhecida internacionalmente e sua obra tem valor inestimável pra cultura paraense.

vestidos Dica Frazão
Vestidos com matéria prima da floresta

Faleceu em 2017, aos 96 anos, mas antes fazia questão de receber os visitantes pessoalmente no seu ateliê, a casa onde morou por décadas. Virou museu em 1999 e é um ponto de referência na riqueza cultural de Santarém.

Dona Dica faleceu em 2017, as antes fazia questão de receber os visitantes pessoalmente. (Fotos da Internet).

Já era próximo de meio dia e eu tive dificuldade de achar a rua no centro de Santarém. Depois de rodar um tempo sob o céu escaldante da cidade, consegui chegar na casa, situada na Rua Wilson Dias da Fonseca, n° 281. Só tinha eu na visita.

Atualmente é a filha Helena quem faz as honras da casa. Ela voltou do Rio de Janeiro, onde morava, pra cuidar do legado da mãe. Uma tarefa solitária e que não conta com ajuda financeira do poder público. Helena me guiou pela casa, explicou as obras e mostrou o quintal com a arara que era da sua mãe.

Museu DIca Frazão
Hoje quem cuida do museu é sua filha Helena. Foi quem me recebeu na visita.

Fiquei um tempinho admirando os vestidos e comprei umas lembrancinhas pra ajudar na manutenção do museu. Foi uma visita que valeu muito a pena.

vestido dica frazão
Quem gosta de moda e de artesanato, o museu é visitinha obrigatória

Então, quando vocês forem curtir as lindas praias de Alter do Chão, reserve um tempo pra visitar o centro histórico de Santarém e passe no Museu Dica Frazão. A nossa visita é uma forma de incentivo. A cultura agradece!

Uma das peças em exposição no museu

 

Sobre Nivea Atallah

Avatar
Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *